A Jornada de Vênus

Em 20 de março de 2021 iniciará o ano astrológico que será regido pelo planeta Vênus que na astrologia rege os signos de Touro e Libra.

Depois do Sol e da Lua, Vênus é o astro mais brilhante do céu e o mais próximo da Terra. Conhecido desde a antiguidade, pode ser visto a olho nu ao amanhecer ou ao anoitecer sempre próximo ao Sol. É conhecida popularmente de Estrela-d’Alva.

A jornada de Vênus no ano de 2021 será de provações. O planeta tem como atributos arquetípicos a beleza, o crescimento, o amor, entre outros, no entanto, os percalços que encontrará na sua trajetória exigirá que tudo que for raso seja aprofundado ou esquecido, que o inacabado seja acabado ou desconstruído. Viemos de um ano que gerou muito esgotamento mental e psicológico, seja pela ansiedade, seja pelas inúmeras dificuldades que muitos enfrentaram com suas finanças. Poderíamos crer que o ano de 2021 será um período melhor e mais prospero que o ano anterior, especialmente por ser regido por um planeta tão auspicioso em seus atributos, no entanto, não é o que parece. O que devemos lembrar é que muitas oportunidades surgem dentre os escombros e que tudo que parte, abre espaço para algo que está por vir e o que virá depois já existe em algum plano diferente do que vivemos.

Mesmo exaurido em suas forças, Vênus contará com a Luz orientadora e motivadora do Sol, a conduzindo pelo fogo causticante do signo de Aries. Será um período de sensação de esgotamento em que poderemos nos sentir desmotivados e ansiosos, embora muito desejosos de pôr nossos planos, a muito engavetados, em ação. Nossa vontade receberá um estímulo Solar e é neste estímulo de devemos nos focar, se o momento não é propício ainda para agir, então, continue a planejar e revisar, pois o momento de pôr tudo em prática está à frente, e ele chegará. (Março)

Depois da tempestade vem a bonança …. depois da bonança ….

A vida é cíclica, quem não compreendeu isto, precisa refletir sobre a transitoriedade do tempo e do que nele habita. Tudo é rítmico, equilíbrio e compensação. Com o início de seu trânsito no signo de Touro, Vênus é recebido, após sua jornada pelo deserto árido de Aries, com afago e tem suas forças restabelecidas como quem chega em sua casa após uma longa e extenuante jornada. Sua energia mental é revitalizada pela conjunção com Mercúrio e lampejos criativos pululam a partir de sua intuição cujas portas foram abertas pela conjunção com Urano. É tempo de olhar para frente, se motivar, seja com as vitórias, seja com as derrotas. Os sentimentos desmotivadores que habitam seu coração precisam ceder espaço para sentimentos mais altivos. Aprenda a resiliência, e assim que aprender, regue-a, ela só se manterá viva se você crer nas suas potencialidades. (Abril/Maio)

As vezes somos nosso próprio adversário, nos auto sabotando, permitindo que sentimentos e relações mal resolvidos continuem a viver no nosso coração e o passado irradie tudo isto ao nosso presente. De tempos em tempos, tudo que está inacabado ou mal resolvido em nosso passado, pode vir à tona, nos causando conflitos e desconfortos, físicos ou mentais. O trânsito de Vênus pelo signo de Câncer e a oposição ao planeta Plutão, poderão trazer situações do passado, especialmente relações familiares, para serem tratadas, agora, com a atenção que merecem. Os ambientes e pessoas com os quais convivemos formaram a base do que somos, em um grau maior em alguns e em um grau menor em outros, mas todos recebemos suas influências. Estes ambientes e pessoas podem ter nos propiciado boas ou más experiências, no entanto, nosso passado é um mosaico de experiências boas e ruins. O que é bom precisa ser iluminado o que não é bom (para você …) precisa ser compreendido, e essa compreensão pode ser obtida se permitir que o amor fraternal de Vênus seja seu guia. (Junho)

Quanto estamos envoltos em um turbilhão de acontecimentos e em nossa mente há milhões de pensamentos nos pressionando, ora em uma direção ora em ora, ou ficamos imóveis, engessados por nossa indecisão, ou agimos de forma impensada e impulsivamente o que, de um modo ou de outro, não nos tira desta situação nem alivia nossas tensões psicológicas. Em períodos de instabilidade que possamos viver, em que o desespero parece ser cegar nossa visão, precisamos voltar-nos para o nosso interior, recolher-nos à reflexão e lá, arregimentarmos nossas forças para voltarmos à luta. O que não está no nosso controle, nada podemos fazer. Muitas coisas com as quais nos preocupamos estão fora do nosso controle e, por isto, não devemos dar demasiada importância a elas, sob pena de vivermos uma ansiedade que não nos pertence. Aja naquilo que está sob o seu controle, quanto as demais, lhe cabe apenas administrar seus efeitos. A coragem emprestada do Signo de Leão à Vênus será de grande valia para os momentos de instabilidade que poderá sobrevir neste período. (Julho/Novembro)

O final da jornada de Vênus será marcada por momentos desafiadores. Relacionamentos, afetivos ou comerciais, parcerias e finanças, tudo será colocado em xeque pelo movimento retrógrado que ocorrerá no período de 19 a 29 de dezembro no signo de Capricórnio. Relacionamento nocivo que por ventura venha arrastando, possivelmente não resistirá as tensões crescentes do período. Toda parceria ou relacionamento novo, seja afetivo, seja comercial, poderá parecer o que não é, e todo anseio depositado, poderá não se concretizar, desta forma, a cautela deve ser seu guia neste período. No entanto, as transformações concretizadas, desde que profundamente assimiladas, tendem a se perpetuar, assim, não permita que precipitações ou decisões impensadas modelem seus dias vindouros, seja prudente, mas não indeciso.