Naturopatia e Práticas Integrativas

A integração do ser e sua essência no caminho da harmonia física, mental e energética.

A naturopatia utiliza práticas baseadas no poder de cura do próprio organismo, aliando os elementos da natureza para ajudar na busca de uma vida mais saudável.
A naturopatia faz parte das práticas integrativas do SUS (Sistema Único de Saúde) e tem como principal prisma o holismo, ou seja, uma visão do ser como um todo.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS), são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com documentos que orientam os países a adoção das práticas.

A implementação das práticas integrativas foi crescendo ao longo dos anos e hoje são 29 PICS no total. As práticas foram gradualmente sendo integradas, isso não quer dizer que elas já não estivessem sendo oferecidas fora do sistema de saúde, pois muitas destas práticas são milenares e muitas delas, durante séculos foram transmitidas somente na oralidade,em nosso sistema de saúde, em tempos mais modernos temos acompanhado a entrada oficial das práticas, em 2006 havia Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia, Antroposofia e Termalismo, em 2017 passaram a integrar a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga e mais recentemente em 2018 foram incluídas Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de Mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

Seguimos alguns pilares na prática da naturopatia, são elas na verdade características inerentes a visão holística, integrativa e complementar, são elas:

• Apoiar-se nas habilidades de cura do próprio corpo (Vis Medicatrix Naturae – Via de Cura Natural). Agimos com propósito de identificar e remover obstáculos à cura e recuperação e assim facilitar e aumentar o processo de autocura.
• Buscamos identificar e remover as causas subjacentes da doença, em vez de simplesmente eliminar ou suprimir os sintomas.
• Utilizamos práticas pouco ou nada invasivas, sempre naturais, considerando o ser como um todo em sua estrutura, bioquímica, física e emocional, bem como fatores individuais genéticos, ambientais e sociais. Visto que a saúde total também inclui a saúde espiritual encorajamos indivíduos a buscar seu desenvolvimento espiritual pessoal.
• A prevenção através do incentivo nas mudanças de estilo de vida e reeducação necessária para a melhora da saúde dos pacientes.

O naturopata não interfere em nenhum tipo de tratamento médico tradicional do seu cliente, nem suspende medicamentação ou tratamentos clínicos, nosso trabalho é integrar esses tratamentos de forma complementar. 
Trabalhamos no processo terapêutico multidisciplinar, personalizado e holístico de forma a descobrir e eliminar os fatores bloqueadores da saúde e causadores de doenças e partir disso, sugerimos um tratamento de recuperação direcionado a um modo de vida mais saudável, tanto interna quanto externamente.

Os atendimentos serão sempre agendados com hora marcada de acordo com disponibilidade de horários, com duração de 60 minutos, sendo a primeira avaliação individual e personalizada um pouco mais longa, onde será feita uma anamnese, avaliação energética e escuta para entender melhor os níveis que possam estar afetando a harmonia do ser.
Os atendimentos também podem ser realizados online de forma adequado para tal, bem como homecare para alguns casos.

Para saber mais sobre ou agendar um horário clique em atendimentos.