Perfumaria Botânica

A arte da natureza em forma de perfume.

A Astral Aromas está completamente integrada com a forma simples e natural de viver e isso não quer dizer se afastar do que é bom, luxuoso e essencial, contudo essas premissas estão alinhadas em uma atividade conscientemente sustentável e comprometida com a natureza.
 
Visto que o termo “natural” ficou muito confuso no mercado da perfumaria e cosmética natural, utilizamos o termo “botânica” para que não reste qualquer dúvida sobre a composição e desenvolvimento dos perfumes artesanais aqui propostos, principalmente por não utilizar produtos de origem animal nem sintéticos.
 
A perfumaria moderna se inclinou aos fins comerciais e desta forma tudo em relação a perfume se resumiu a marcas, fixação e status. Certo de um processo milionário as indústrias cosméticas e perfumarias passaram a  desenvolver inúmeras fragrâncias sintéticas e composições químicas desconhecidas e até prejudiciais à saúde. Hoje, o fato é que essas indústrias estão entre as principais poluentes do planeta, colocam em risco a saúde das pessoas com a falta de transparência na composição das “fragrâncias” e lucram muito, até mesmo fazendo apelos ilusórios, do tipo “naturais” e “Ecológicos” ou alegam os benefícios fitoterápicos que somente óleos essenciais fornecem através da aromaterapia.

O que propõe a perfumaria botânica Astral Aromas

  • Os Materiais utilizados são completamente botânicos em prol da agricultura ecológica damos preferência para produtos sustentáveis, selvagem e ou orgânicos.
  • São feitos artesanalmente e individualmente, pois cada ser é único.
  • Composição 100% vegetal e vegana, nada em sua composição tem origem animal ou utilizou de maus tratos e testes em animais.
  • Os principais componentes aromáticos são óleos essenciais, absolutos, concretos, extrações de CO2, entre outros…
  • O contato do perfume botânico com sua pele cria sua marca única e mágica. É sua  identidade olfativa personalizada.
  • Todos atributos da aromaterapia contemplados através do seu perfume botânico. Bem estar físico, emocional, psicológico e espiritual.
  • Perfume energeticamente iluminado pelos elementos da natureza, mantras, cristais, reiki e gráficos vibracionais.
  • Perfumes personalizados – Identidade olfativa.
  • Perfumes terapêuticos – Direcionamento terapêutico com óleos essenciais e florais de Bach.
  • Aromatização de Ambientes específicos e para momentos específicos.  
  • Marketing Olfativo – Além do uso pessoal a Astral Aromas proporciona os benefícios da aromaterapia com perfumes botânicos para a casa, consultórios, lojas e escritórios. A influência dos óleos essenciais vão além de uma memória olfativa, eles interagem diretamente no comportamento e emoções das pessoas causando estímulos que podem contribuir com um propósito específico.
As Famílias Olfativas

O perfume é uma arte, assim como uma música lindamente composta de notas musicais. A diferença, é que no perfume as notas são os próprios óleos essenciais que infinitamente formam acordes e inúmeras composições. 
Ao longo dos anos algumas combinações contribuíram para o que chamamos na perfumaria de família olfativa, com a seguinte classificação:

Aromático 
Primam pela mistura de aromas cítricos, lavandas e muitas vezes especiarias orientais. Estilo ousado, exuberante em combinação com notas modernas como flores brancas e tangerina, com aromas rústicos como lavanda, madeira e verdes.

 Floral
A mais popular família olfativa, resultante da mistura de ramos de jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Podem ser apresentadas em suas formas puras ou com toques orientais ou especiados. Estilo romântico, delicado e feminino; combinam com acordes florais: rosas, jasmim, lírio-do-vale e violeta.

Amadeirado
Tem em sua composição algumas misturas de madeira que resultam em aromas mais secos e menos adocicados. Possui toques de canela, terra ou tabaco, normalmente com notas naturais mais picantes. Estilo elegante e discreto; combinam com acordes amadeirados: sândalo, cedro, patchuli (secos e vibrantes).

Cítrico
Fragrâncias leves e marcantes. Perfeitos para o dia-a-dia, os cítricos marcam presença com notas de laranja, limão, mandarim e algumas notas de madeira. A fragrância ideal para o clima predominantemente quente do Brasil.
Estilo Esportista, refrescante e energético; combinam com acordes cítricos: bergamota, limão, laranja e mandarina.

Aromático Verde / Fresco
Limpo e refrescante, o perfume fresco mistura notas cítricas com notas naturais, como relvas e folhas verdes. Extremamente refrescante, apresenta, geralmente, notas marinhas. Estilo calma, suavidade e Frescor; combinam com sálvia, alecrim, tomilho, lavanda e menta.

Frutal
Um verdadeiro coquetel natural, os perfumes com notas frutais são resultantes da mistura de pêssegos, morangos, e algumas notas cítricas. Mas, diferente dos cítricos, nessa família predominam as notas mais doces, mantendo sempre muita leveza e frescor.
Estilo Moderno, vitalidade, espontaneidade e modernidade; combinam com acordes cítricos ou frutais como melão, pêssego e maçã.

Oriental
Sofisticados, chiques e elegantes. Os orientais primam pela exuberância de notas quentes e picantes especiados, como baunilha, canela e pimentas. Estilo sensual, sensualidade e conquista; combinam com musk, acordes orientais, compostos por baunilha e madeiras.

Chipre
Uma combinação de cítricos, flores, madeiras e musgos com notas quentes e muito fixadas. Resulta de aromas mais secos e menos adocicados, a percepção geral é uma combinação de madeiras e musgos.

Fougére
A fragrância é fresca, combinando notas cítricas, verdes, herbais, gerânio, lavanda e madeira fresca. A percepção geral é limpa, vibrante, natural e fresca.

A Estrutura dos perfumes

Ao iniciar a criação, conhecer cada matéria-prima, sua intensidade, efeitos e desenvolvimento é fundamental. Os ingredientes de um buquê aromático pode ser dividido em três categorias olfativas, mas a rica complexidade dos perfumes botânicos, talvez seja uma das maiores diferenças entre perfumes sintéticos e os botânicos.

Notas de Saída (ou de cabeça)
Por serem as mais voláteis, são as primeiras sentidas, responsáveis pela impressão inicial do perfume. Leves e frescas, podem ser cítricas ou herbais (ex: limão, mandarina e laranja, alecrim, menta, erva doce). 
Duram alguns minutos na pele.

Notas de Coração (ou corpo)
Evaporam mais lentamente e dão personalidade ao perfume, sendo o corpo da fragrância. São exaladas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. Geralmente, fazem parte desse grupo flores (ex: rosa, jasmim, gerânio) e frutas não cítricas (ex: framboesa e pêssego).

Notas de Fundo (ou base)
Menos voláteis, fixam com maior intensidade e são as últimas a sumirem. São óleos fundamentais na fixação do perfumes… Em geral, vêm de madeiras (ex: cedro e pinho), espeçarias (ex: gengibre, noz moscada), resinas (ex: incenso), alimentos (ex: café, caramelo)  almiscarados (âmbar e musk vegetais). Podem ou não ser adocicadas (ex: baunilha e canela).

E é aqui que começa uma sincronicidade e uma identidade única através do perfume em sua pele. É o início da revelação de emoções e sentimentos, humor e comportamento.

"A música, o alimento, o vento, a casa, as pessoas, os animais, a natureza. O toque, o cheiro, a memória, a imaginação, a visão, a água, a terra. O dia, a noite, o sol , a lua, a luz, a escuridão, Eu, Você, a cor, o sonho A alegria para tristeza, a paz para raiva, o amor, o desejo, o prazer, a gratidão".
E um perfume botânico!